Certamente você já ouviu falar sobre coletor menstrual e que ele é uma alternativa ao absorvente. Mas só de pensar você já fica com receio? É melhor rever seus conceitos. Se você é do time que está em dúvida entre o coletor menstrual ou absorvente esse artigo é para você.
O coletor menstrual vem ganhando cada vez mais espaço e o coração das mulheres. Apesar disso, muita gente ainda tem dúvidas em relação à sua segurança e também sobre como usá-lo. Para facilitar a vida de quem está querendo se aventurar com o copinho, preparamos um guia completo para ajudar na hora de escolher.
A grande maioria das mulheres assim que começa a menstruar já ganha da mãe ou da avó um pacote de absorventes. Ao longo dos anos essa relação pode não ser muito amigável e para atender a uma grande parcela de mulheres que não podem ou não querem usar o absorvente eis que surgiu o coletor menstrual.
Em formato semelhante a uma taça, o objeto feito de silicone cirúrgico coleta o fluxo sanguíneo da menstruação e permite que a mulher descarte o sangue e reutilize o “copinho”. Com isso, ele se torna sustentável e, além disso, muito mais higiênico, já que diminui a incidência de reações alérgicas e infecções.
O coletor deve ser dobrado e inserido no canal vaginal com sua borda voltada para cima. Quando dentro do canal, ele se abre e se fixa através do vácuo e músculos vaginas.
Usar um coletor menstrual durante o ciclo é ter total liberdade de movimentos. Basta aprender a usá-lo corretamente e esvaziá-lo no momento certo. Você vai descobrir que coletor não vaza, ou seja, essa já é uma grande vantagem se você está na dúvida entre o coletor menstrual ou absorvente. Sua utilização evita manchas na roupa, a permite mover-se sem constrangimento.
Outra vantagem que deve ser levada em consideração é que com o coletor a mulher produz menos lixo e com isso ajuda a preservar o meio ambiente. Em tempos de tanta devastação uma pausa para pensar no planeta sempre é válida.
Usar o coletor menstrual é uma conveniência para aquelas que praticam esportes, mesmo a um nível competitivo. Durante os treinos, corridas ou jogos de esportes, você até esquece que o está usando pois não sentirá nenhum desconforto ou constrangimento. O coletor permanecerá estacionado no seu lugar por todo o tempo necessário.
Dica caseira: amenize as cólicas
Existem várias diferenças entre os dois tipos de proteção, mas algumas são mais notórias. Para facilitar na hora da escolha entre o coletor menstrual ou absorvente, confira a tabela abaixo:
Nos primeiros dias de uso, o coletor pode causar algum desconforto na hora da inserção. Com o tempo, porém, a mulher vai pegando o jeito e a introdução tende a se tornar mais fácil.
Se você precisa fazer algum tratamento que necessite de creme vaginal, não é recomendado usar junto com o coletor, pois a pomada pode interferir no silicone.
Não é indicado que se use nenhum produto interno no pós-parto. O corpo da mulher leva um tempo para se recuperar e esse tempo varia de mulher para mulher. Nessa fase, o colo do útero pode ainda não estar completamente fechado, e pode causar inflamação, portanto, não é recomendado.
Leia também: mantenha o bom humor até na TPM
Toda mulher passa pelos dias do mês em que o absorvente se torna seu companheiro. Existem diferentes tipos, tamanhos e materiais. O importante é escolher o que dá mais conforto para você durante o uso. Para o ginecologista da Unimed Fortaleza, Dr. André Nóbrega, esse período deve ser vivido de forma natural e sempre tentando minimizar os desconfortos. ?O período menstrual faz parte da vida de todas as mulheres. Então, o melhor a se fazer é aprender a lidar com cada momento e conhecer o seu corpo. Independente se a mulher opta pelo coletor menstrual ou absorvente, o que deve ser levado em consideração é a higiene e o conforto?, finaliza.
Gostou desse conteúdo? Descubra mais sobre o universo feminino em nosso canal no Youtube. Confira abaixo o que a nossa apresentadora, Ingrid Machado, falou a respeito da prática de suspender a menstruação. É correto? Como funciona? Dê o play e tire suas dúvidas.
Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o médico ginecologista Dr. André Nóbrega (CRM 8057).
Seu download começará em instantes...