Alimentação Saudável 09 de Abril de 2012

Conheça os benefícios do chocolate para a saúde


É bastante comum que as pessoas cometam exageros no consumo de chocolate. Por isso, é preciso estar atento à forma como seu organismo se comporta após o consumo dessa delícia.

Mulher com barra de chocolate na boca

Ao comer muito chocolate, algumas pessoas podem experimentar um desequilíbrio dos níveis de glicemia (açúcar) no sangue, com aumento indireto do colesterol, triglicerídios e intoxicação hepática. Além disso, o chocolate não é indicado para quem está com restrição alimentar para controle de peso.

A atenção deve começar já na compra do chocolate. É preciso estar atento às informações nutricionais contidas no rótulo. Observe também a quantidade de gorduras totais e saturadas, além de verificar a quantidade de cacau.

Por que o chocolate vicia?

Além das características sensoriais únicas que o chocolate desperta, nosso organismo tem mecanismos de autodefesa e automedicação, buscando no chocolate a solução para algumas deficiências nutricionais (falta de magnésio, por exemplo) e desequilíbrios de neurotransmissores que regulam o humor (dopamina e serotonina). A deficiência de magnésio afeta a produção de dopamina, neurotransmissor relacionado à alegria e satisfação.

cacau possui ainda altas concentrações de compostos bioativos como flavonóides e polifenóis, além de ferro, magnésio, zinco, teobromina e cafeína.

Benefícios do chocolate

Chocolates em barra e em pó

O chocolate também traz benefícios, mas estes não se encontram em todos os tipos mas, especificamente, no chocolate amargo. Com isso, não vá se encher de chocolate ao leite ou branco com a desculpa de que faz bem. Tais tipos de chocolate, devido às gorduras saturadas do leite que são acrescentadas no processo de fabricação dos mesmos, possuem pouca qualidade nutricional. Por isso, ao invés de devorar uma quantidade exagerada de doçuras e guloseimas, saboreie um chocolate de boa qualidade, preferencialmente amargo ou meio amargo.

Fique atento aos benefícios:

  • Auxilia no emagrecimento;
  • Libera endorfinas e promove o bem estar;
  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • Auxilia na diminuição do colesterol total e do colesterol ruim;
  • A cafeína presente no chocolate estimula a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral;
  • É rico em antioxidantes, vitaminas A e do complexo B, promovendo o antienvelhecimento.

Rodapé da página.