Bebidas que ajudam a hidratar o corpo e bebidas que não
Nesta época do ano, o sol escaldante, o calor que provoca suor em excesso e a carência de líquidos são alguns exemplos de situações que favorecem a desidratação do corpo. Pensando em combater esse mal, simples hábitos podem ser acrescentados no cotidiano.
Determinadas bebidas ajudam a diminuir a sensação de calor, já outras prejudicam ainda mais os efeitos dos raios solares. Acompanha na lista abaixo o que se pode ou não ingerir em dias quentes:
Bebidas que hidratam
- Água de coco: Além de reter líquido, possui sódio, potássio, sais minerais e magnésio, que ajudam na hidratação do corpo.
- Suco natural: Rico em vitaminas e minerais. Para que se aproveite o máximo de seus benefícios, é recomendado consumi-lo natural, sem adição de açúcar. É importante também que se beba logo após o seu preparo pois, quanto mais tempo guardado, mais nutrientes ele vai perdendo.
- Isotônico: Apesar de ter o o poder de hidratar e repor carboidratos, o consumo exagerado pode engordar e sobrecarregar os rins.
Bebidas que não hidratam
- Cerveja: Por ser consumida gelada, ela passa uma falsa sensação de hidratação mas, na verdade, o que acontece é o oposto. A cerveja desidrata e ainda engorda. O álcool chega a ser mais calórico que o próprio açúcar.
- Caipirinha: Por conter álcool e açúcar, ela também acaba engordando.
- Suco industrializado: Apesar de também conter minerais e vitaminas, ele possui muitas calorias.
- Refrigerante light: A má digestão e o aumento do abdômen podem acontecer devido ao gás e aos adoçantes que são encontrados nos refrigerantes.
- Chá: É preciso ter atenção no momento da escolha. Os industrializados podem ter cafeína, causando assim irritação no estômago.
- Energético: Os nutrientes que compõe os energéticos favorecem o aumento de peso e a desidratação.
Além das bebidas, algumas frutas podem auxiliar na hidratação, como: melancia, abacaxi e melão são opções saudáveis e hidratantes.