Alimentação Saudável 01 de Março de 2012

Qual a diferença entre alimentos diet e light e para que são indicados?


*Conteúdo atualizado em 11 de julho de 2017 às 09h19.

Ainda há muita confusão entre o que é um alimento diet ou um alimento light. Você saberia dizer a diferença? Descubra a seguir e entenda quais os benefícios e as desvantagens destes produtos em sua alimentação.
Mulher segurando uma garrafa com suco verde dentro
Produto dietético é aquele elaborado para substituir alimentos convencionais em dietas especiais. Esses alimentos não devem conter açúcares de adição e não têm ação terapêutica. Eles proporcionaram ao diabético maior facilidade na aderência à dieta, mas criaram a falsa ideia de consumo sem restrições desses produtos. A omissão de açúcares não torna o alimento isento de energia, gorduras, proteínas e de outros carboidratos como o amido. Esses alimentos devem sim, ser considerados no total calórico da dieta.

Você sabia?

Mulher colocando adoçante em uma xícara

Os adoçantes dietéticos de mesa são mais doces que o açúcar branco. Os mais conhecidos são: aspartame, sacarina, acesulfame K, ciclamato e steviosídeo. Apesar disso, seu consumo nas quantidades de uso corrente é seguro, pois estão bem abaixo da ingestão diária aceitável. E outra curiosidade: os alimentos dietéticos não apresentam evidência de efeitos cancerígenos.

Alimentos Diet X Alimentos Light

Alimentos Diet:

São alimentos industrializados em que determinados nutrientes como proteínas, carboidratos ou açúcares, gorduras ou sódio estão ausentes ou em quantidades muito reduzidas, não significando, necessariamente, que o produto seja de baixo valor calórico. São indicados para pessoas com condições clínicas específicas como, por exemplo, a diabetes.

Alimentos Light:

São alimentos industrializados que têm como característica principal, a redução em pelo menos 25% de alguns de seus nutrientes como açúcar ou gordura, levando a uma diminuição do valor calórico em relação ao produto convencional. E lembre-se: todo alimento industrializado deve ser consumido com moderação.  É importante também ter um acompanhamento nutricional para adequação correta da dieta à sua necessidade.

Importante

Lembre-se: todo alimento industrializado deve ser consumido com moderação. É importante também ter um acompanhamento nutricional para adequação correta da dieta à sua necessidade.


Compartilhe nas redes sociais:
Rodapé da página.