Alimentação Saudável 20 de Abril de 2017

10 alimentos com “bom colesterol” para incluir em sua alimentação


Abacate partido ao meio, em cima de uma tábua de madeira.

A produção de colesterol em nosso organismo é muito importante, pois ajuda tanto no aumento de vitamina D, como na produção hormonal. Porém, por se tratar de uma gordura localizada no sangue, o excesso dela é extremamente prejudicial à saúde, favorecendo o aparecimento de várias doenças cardiovasculares.

É por isso que a inclusão do HDL, que é considerada o “bom” colesterol, ajuda no combate ao acúmulo de colesterol “ruim” (LDL) e, consequentemente, melhora a qualidade de vida. 

Alimentos que colaboram na produção do “bom colesterol”

Existem alguns alimentos específicos que, segundo os nutricionistas, colaboram na produção do “bom” colesterol. Conheça:

Lista de alimentos com "bom colesterol", são eles: 1. Aveia 2. Soja 3. Suco de amora 4. Peixes com ômega 3 5. Azeite de oliva 6. Óleos vegetais 7. Amêndoas 8. Abacate 9. Amendoim 10. Semente de gergelim

Hábitos saudáveis que mantêm um bom nível de HDL

Pode até parecer clichê, mas as atividades físicas também são extremamente importantes nesse processo pois, além do aumento do ritmo cardíaco, ainda ajudam na perda de peso. Evitar o fumo e as bebidas alcoólicas são também hábitos que colaboram para manter um bom nível de HDL.

Saiba mais

Segundo um estudo americano, o aumento do “bom” colesterol em pessoas que sofrem com diabetes tipo 2 ajuda na diminuição de AVC e doenças cardíacas. A pesquisa avaliou 30.067 registros médicos, comparando os níveis de HDL de cada paciente.

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