Os Cooperados formam o alicerce do Sistema Unimed e, por isso, o bom relacionamento com este público é imprescindível para o êxito e perenidade das atividades exercidas na Unimed Fortaleza, que devem pautar no respeito, no esforço pela eficiência e cordialidade. Desta forma, entendemos que o trabalho médico dentro da Cooperativa é o centro do nosso negócio.
Ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19
Nossa estratégia de comunicação com o Cooperado incluiu relacionamento próximo e diversas divulgações, cujos temas podem ser vistos a seguir:
Demais ações
Em pesquisa aplicada pela Fundação Unimed com Médicos Cooperados, percebeu-se um grande avanço na satisfação deste público em ser Cooperado da Unimed Fortaleza, atingindo nota média de 8.5, isso representa uma evolução da nota média conquistada em 2019, que atingiu 7.3. O resultado de 2020 mostra um excelente crescimento, reflexo das estratégias da Unimed Fortaleza para engajar o Cooperado como dono, com geração e percepção de valor. Algumas medidas tomadas para dar segurança ao Médico Cooperado foram: antecipação de produção e o adicional de produção aos Cooperados, além da abertura de linha de crédito com o Sicredi. Mesmo em um ano desafiador, a Cooperativa está construindo uma bela história embasada por uma gestão responsável e técnica, aliada a uma cultura organizacional focada em cuidar das pessoas.
Em relação à satisfação com a comunicação da Unimed com Cooperados, a pesquisa aplicada pela Fundação Unimed revelou nota média de 8.7, resultado bem superior à pesquisa de 2019, quando a nota média foi de 7.7. Esse resultado é fruto de um trabalho constante e intenso de comunicação para manter o Cooperado bem informado. Dessa forma, a Unimed Fortaleza conseguiu se aproximar ainda mais dos Cooperados, comunicando com transparência e expandindo os canais de comunicação e consolidando os já existentes como o WhatsApp, Portal do Cooperado e e-mail.
Entre as ações para garantir o cumprimento da estratégia de elevar o índice de satisfação do Cooperado, podemos destacar: pesquisas de satisfação em relação à área de Relacionamento com Cooperado, com um índice de 96% de satisfação; implementação de novas funcionalidades no Consultório on-line; aperfeiçoamento da metodologia de avaliação de desempenho/pagamento por performance para os Médicos Cooperados da Unimed Fortaleza por meio do GUIA; e criação do Programa de Excelência Médica para gratificar os Médicos Cooperados que cumprirem as metas dos indicadores estratégicos.
No Dia do Médico, a Unimed Fortaleza agradeceu a coragem e, acima de tudo, o compromisso dos Médicos da Cooperativa em cuidar das pessoas.
Com o intuito de ampliar os conhecimentos dos Médicos e outros profissionais ligados à Cooperativa, a Unimed Fortaleza promoveu qualificações. As principais temáticas abordadas foram marketing digital, dicas sobre uso dos aplicativos, nutrição, cuidados emocionais, área financeira, boas práticas para reuniões on-line, marketing de consultório, governança corporativa, língua estrangeira, compliance e riscos corporativos.
Pelo 3º ano consecutivo, no início do mês de outubro, a Unimed Fortaleza realizou a Semana do Médico Cooperado como forma de reconhecer, agradecer e celebrar o Dia do Médico. Devido às restrições sanitárias da pandemia, as ações foram realizadas em formato 100% digital. Ao todo, foram mais de seis mil acessos, com presença de mais de 1.300 Médicos Cooperados.
A Cooperativa também preza pela transparência de sua gestão, por este motivo foram realizadas duas assembleias. A Assembleia Geral Ordinária, em março, antes da pandemia chegar ao Ceará, portanto foi presencial e trouxe assuntos relacionados à prestação de contas do exercício do ano de 2019 e distribuição do valor das sobras aos Cooperados. A Assembleia Geral Extraordinária foi realizada em novembro, durante o período da pandemia, portanto foi on-line, obtendo, surpreendentemente, a maior quantidade de Médicos participantes de uma AGE na história da Unimed Fortaleza, um total de 1.213 Cooperados envolvidos.
Quer saber mais?
A Unimed Fortaleza reconhece o capital humano como o fator chave para o êxito da organização. Portanto, é fundamental a manutenção de equipes preparadas, motivadas e em contínuo processo de aprimoramento profissional.
Desta forma, a Unimed Fortaleza estimula o trabalho em equipe, fortalecendo o respeito, a individualidade e consenso entre as pessoas; contribui para um ambiente sadio, estimulante e democrático, no qual seja respeitado o direito à negociação coletiva e a liberdade de opinião, expressão e associação; e disponibiliza canais formais de escuta para acolher e processar as sugestões, visando a melhoria dos processos internos da gestão.
Ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19
Com a pandemia de Covid-19, a Unimed Fortaleza se posicionou como uma marca que tem vocação para cuidar das pessoas e autoridade no assunto de saúde. Foram realizadas ações de divulgação constante para proporcionar o melhor cuidado e mais segurança para todos.
Demais ações
A Unimed Fortaleza vivenciou um período de constante inovação, fortalecimento da cultura e preparação para o futuro. Em 2020, a Cooperativa teve que mudar muitos fluxos e repensar novas formas de realizar o trabalho. Houve um esforço coletivo na busca do nosso propósito: salvar vidas. Neste viés, contratar pessoas em tempo hábil para suprir toda a necessidade que o Hospital Unimed foi algo importante na ocasião. Foram quase mil Colaboradores contratados durante a pandemia (de março a agosto).
Outro grande destaque foi a conquista da 33ª posição como melhor empresa de grande porte para se trabalhar no Brasil no ranking GPTW – Great Place To Work, a 2ª melhor do Ceará e a 1ª no Brasil na categoria Planos de Saúde.
Além disso, a Cooperativa fez uma Homenagem ao Dia das Mães Colaboradoras, com foco nas mães que estavam em isolamento devido ao trabalho de linha de frente no combate à pandemia.
Em 2020, um dos principais eventos lançados internamente pela Cooperativa foi a Semana da Cultura. Foram cinco dias no qual o assunto em foco foi a cultura que levará a Unimed Fortaleza ao topo: Cortesia com Resultado. Uma semana inteira para reforçar que os principais protagonistas dessa jornada são os Colaboradores. Entre as principais ações, destacamos o lançamento do Canal Cultura, no Workplace, tendo como personagens principais os próprios Colaboradores. Ao todo, mais de 2.000 Colaboradores se fizeram presentes nas atividades da semana.
Outro importante evento foi a Live das Lives, marcando o ano de desafios que tivemos em 2020. A programação incluiu vídeo de retrospectiva, palavra do Presidente, sorteio de brindes e um show exclusivo com a banda Lagosta Bronzeada. Foram 1.500 acessos simultâneos e mais de 2.000 colaboradores inscritos para o sorteio, garantindo uma adesão acima da média esperada.
Ao longo do ano, foram realizadas mais de 46 mil horas de treinamentos, o que resulta em uma média de 3.800 horas mensais. Desse contingente, foram capacitados em média 949 Colaboradores por mês; o que, por ano, representou mais de 11.388 participações em ações de desenvolvimento. Entre as principais, estão o PDG – Programa de Desenvolvimento Gerencial e o Programa de Desenvolvimento – Evoluir.
Em 2020, a Unimed Fortaleza revolucionou a sua forma de fazer comunicação com o colaborador. Durante a Semana do Colaborador, em maio, foi lançado o Workplace, plataforma de comunicação interna do Facebook. O lançamento faz parte de uma estratégia para tornar a comunicação na Cooperativa mais colaborativa, além de dar autonomia para as nossas pessoas. Finalizamos o ano com 500 grupos criados e mais de 3.000 contas ativas, o que representa 75% dos colaboradores da singular. Desses, 2.773 utilizam mensalmente a plataforma.
Quer saber mais?
A Unimed Fortaleza tem vocação para cuidar e está comprometida com o bem-estar dos seus Clientes. O compromisso se estende aos seus fornecedores, parceiros e prestadores de serviços sob uma relação com base em critérios técnicos, profissionais, éticos e aliados à sustentabilidade de todo o negócio.
Ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19
A Cooperativa se tornou
autoridade no assunto de saúde, sendo referência para
atualizações sobre coronavírus. A seguir, as estratégias
que mostram o posicionamento nesse período.
Em 2020, houve aproximação da Cooperativa com a imprensa local. Dentre as ações de relacionamento, estão:
Durante o ano, aconteceram 2 coletivas de imprensa:
A Unimed Fortaleza se consolidou como autoridade no assunto de saúde durante a pandemia de Covid-19, sendo uma importante fonte de informação. Os Colaboradores da Cooperativa foram porta-vozes de diversas pautas, como, por exemplo: relação entre fumantes e Covid-19; pesquisas científicas sobre Covid-19; uso da cloroquina no tratamento da covid-19 etc.
Nossa forte atuação como
porta-voz durante o período da pandemia rendeu
conquistas importantes: 1.222 inserções de pautas
provocadas pela assessoria de imprensa e 1.763 inserções
citações à marca.
Demais ações
Em pesquisa exigida pela ANS e contratada pela Operadora de Saúde, que ouviu mais de 600 Clientes, o Índice de Satisfação Geral dos Clientes cresceu em 2020 comparando a 2019. A pesquisa, aplicada de 02 a 26 de fevereiro de 2021, revelou que 88,6% dos Clientes estão satisfeitos com a Unimed Fortaleza. O resultado tem como base a satisfação do beneficiário no ano de 2020. Esse resultado apresenta uma melhora de 1,2 pontos percentuais, se comparado ao resultado do ano anterior, quando obtivemos 87,4% na mesma avaliação.
As estratégias de marketing, em 2020, tiveram objetivos claros de consolidação da marca Unimed Fortaleza como Cooperativa de Saúde sólida, confiável e em crescimento de recursos e portfólio para melhor atender aos Clientes e a sociedade fortalezense. Um dos pontos altos foi o lançamento da linha Essencial, que conta com dois planos: o Essencial e o Essencial Max. O objetivo é oferecer opções ao mercado e atrair Clientes do meio corporativo.
A Corrida Unimed Fortaleza chegou em sua 14ª edição se reinventando para que pudesse ocorrer com toda segurança em um ano de pandemia. Os atletas tiveram a comodidade de receber o kit em casa e a corrida aconteceu de forma virtual. Além dela, a Assessoria de Corrida e Caminhada Unimed Ativa; ação do Dia do Cliente Unimed Fortaleza bem cuidado, em alusão ao Dia do Cliente; e a 12ª edição do Café com RH fazem parte dos eventos importantes realizados.
No modelo de saúde integral, novas unidades foram implantadas nos shoppings: RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, Grand Shopping Messejana. Além disso, a inauguração do Espaço Saúde, completo complexo com clínica de imunização, laboratório, ambiente voltado para terapias de Transtorno do Espectro Autista e mais de 20 especialidades médicas, reforçou a estratégia de promoção à saúde de forma integrada e contínua.