Em 2020, a Unimed Fortaleza buscou fortalecer ainda mais a cultura da inovação, seja por meio da infraestrutura tecnológica ou por projetos e programas que levam a Cooperativa a utilizar processos com recursos tecnológicos cada vez mais eficientes.
Ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19
Em 2020, a Unimed Fortaleza buscou fortalecer ainda mais a cultura da inovação, seja por meio da infraestrutura tecnológica ou por projetos e programas que levam a Cooperativa a utilizar processos com recursos tecnológicos cada vez mais eficientes.
Idealizada como uma estratégia de cuidado coordenado para atuar na prevenção, orientação e atendimento a partir de três modalidades de telemedicina: teleorientação, teleconsulta e telemonitoramento.
O serviço terceirizado de teleorientação no atendimento telefônico é realizado por médicos emergencistas para fornecimento de orientações e encaminhamentos necessários a cada paciente. Esse serviço foi disponibilizado para todos os seus Clientes, 24 horas por dia e sem cobrança de valor adicional.
O serviço de teleconsulta foi disponibilizado aos Clientes que apresentavam um determinado perfil de sintomas. Esses atendimentos eram realizados por Médicos Cooperados especialistas em otorrinolaringologia capazes de prescrever exames e medicações e, também, emissão de atestados médicos durante o atendimento.
Os Clientes que realizavam exames RT-PCR ou tinham prescrição de hidroxicloroquina e cloroquina, na rede própria, eram encaminhados para o telemonitoramento, na qual uma equipe multidisciplinar realizava ligações recorrentes, traçaram o perfil do paciente mediante os sintomas apresentados e acompanhavam os parâmetros de saúde ao longo de uma jornada de 14 dias, podendo ter seu acompanhamento estendido até 21 dias.
Os resultados obtidos desses serviços disponibilizados aos Clientes foram: em torno de 26 mil ligações realizadas para a Central Coronavírus 24h; 2,8 mil teleconsultas realizadas, 12 mil registros de exames laboratoriais e 11,1 mil pacientes telemonitorados.
A Unimed Fortaleza, através da área de Sistemas de Recursos Próprios, desenvolveu e implantou várias melhorias nos sistemas que funcionam na Rede Própria. Dentre as melhorias, destacam-se as seguintes:
alguns setores do Hospital Unimed;
Demais ações
Com o objetivo de trazer uma melhor experiência para os seus Clientes, idealizou um programa de usuários teste, composto por 40 Colaboradores da organização, de áreas diversas, que testam, analisam e dão feedbacks sobre as melhorias propostas em alguns projetos ou novos serviços que serão disponibilizados para o Cliente final.
Estruturação tecnológica do Espaço Saúde com várias implementações, como a implantação do sistema de Gestão de Vacinação na Clínica de Imunização.
Ao todo, a Unimed Fortaleza entregou mais de 150 Dashboards e mais de 700 indicadores, inclusive de monitoramento em tempo real. Dentre os painéis entregues para tomada de decisão, foram destaques: