Nos dias 24 e 25 de outubro, no Seara Praia Hotel, foi realizado o 3º Fórum de Governança Corporativa, que oportunizou dois dias dedicados a debater e discutir boas práticas de gestão. Uma imersão para entender a importância do tema para a perenidade das organizações.
Foi pensando em oportunizar esse diálogo que a Unimed Fortaleza, através da sua área de Sustentabilidade e Governança Corporativa idealizou e promoveu o evento. Na ocasião, gestores da cooperativa e lideranças de empresas locais e nacionais discutiram dados e informações sobre os processos que estão sendo executados em suas organizações.
A abertura do Fórum contou com a presença do Presidente da Unimed Fortaleza, Dr. João Borges, e da gestora de Sustentabilidade e Governança Corporativa, Dra. Regina Portela, ambos falaram da importância de abrir espaço para dialogar sobre um tema tão relevante, pois grandes e pequenas empresas têm procurado trabalhar em suas estruturas, uma gestão sólida e distante da corrupção. Dessa forma, a temática tem ganho força a cada dia. ?Esse Fórum é uma oportunidade de reunir empresas que pensam como a Unimed Fortaleza e lutam para conseguir uma gestão transparente e limpa?, disse a Dra. Regina Portela.
Para o Dr. João Borges, o Fórum se solidifica como um evento no calendário das empresas e a cada ano se torna mais importante. ?Atualmente, uma organização do porte da Unimed Fortaleza, não pode ficar de fora dessa discussão. Desde que assumimos a gestão da cooperativa, estamos trabalhando arduamente pautados nas melhores práticas de gestão, que só é possível através da Governança Corporativa?.
O primeiro dia de Fórum foi recheado de atrações e o público de mais de 200 pessoas teve a oportunidade de ouvir atentamente a palestra do professor Victoriano Garrido, que trouxe o tema: Governança Corporativa: o estratégico é estar motivado. Em mais de uma hora de muita interação ele brindou os presentes com cases de organizações e pessoas que instigaram várias reflexões. ?Debater essas questões relacionadas a sustentabilidade e ética é fundamental. Fico muito feliz de poder usar métodos motivacionais para explorar ainda mais esse tema. Juntos somos capazes de fazer coisas extraordinárias?, finalizou.
Em seguida, a programação oportunizou que os presentes debatessem como a Unimed do Brasil utiliza os indicadores da metodologia Global Reporting Initiative (GRI) para o desenvolvimento da sustentabilidade e governança no sistema nacional, através da participação do analista de Sustentabilidade, Leandro Rosa, e também conhecessem um pouco mais sobre a Agenda 2030 ? Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) com Frederico Lacerda, coordenador de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil.
Na ocasião, o gestor do planejamento estratégico da Unimed Fortaleza, Rafael Vilela lançou o seu livro em parceria com a Unimed Fortaleza. A publicação contempla um compilado de informações sobre a temática, fruto de vários anos de estudo do autor.
Para encerar o primeiro dia de atividades, uma mesa redonda debateu: como a Governança Corporativa está sendo tratada nas organizações do Ceará. A discussão foi mediada pelo jornalista Rodrigo Bocardi, e teve a presença do Dr. João Borges, Sérgio Monte gestor da Enel e do Diretor e Prof. Francisco Antônio Barbosa Vidal do Instituto Federal do Ceará Unidade Canindé. O momento foi abrilhantado pela participação da plateia que interagiu a todo momento enviando dúvidas e aquecendo o debate.
O segundo dia do evento foi marcado pela Oficina de Anticorrupção, ministrada pelo Pacto Global e PNUD, com a participação de grandes organizações locais e nacionais. O momento se tornou ainda mais especial, pois pela primeira a oficina foi realizada no Nordeste para debater essa temática, o que comprova a determinação e posicionamento da gestão da Unimed Fortaleza em gerir a cooperativa com integridade e seriedade.
E para o diretor da Deloitte Brasil, Leonardo de Morais, a Unimed Fortaleza mostra um nível de maturidade gigante quando o assunto é Governança Corporativa e mitigação da corrupção. ?Algumas empresas estão acordando para a importância dessas temáticas, mas ainda é recente essa discussão no Brasil. A Unimed Fortaleza mostra toda a sua experiência em relação aos temas discutidos nesse Fórum e confirma sua solidez de mercado?, finaliza.
Durante o Fórum foram arrecadados 155kg de alimentos não perecíveis, os quais serão doados ao Centro Espírita Simples como a Fé.
Associação sem fins lucrativos, fundado em 2004, atua junto a comunidades locais e interioranas através da promoção social e distribuição de cestas básicas.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.
(85) 4020.1818
De 2ª a 6ª, 8h às 20h.
Sáb. de 8h às 14h
(24H) 0800.286.2020
Necessário dispositivo TDD.
(85) 3209.3226
De 2ª a 6ª, 8h às 17:30h.