Determinação é a palavra que melhor define um corredor. Superar obstáculos é a rotina da grande maioria dos atletas. Mas muito mais do que se dedicar a um esporte, para alguns é preciso vencer o próprio destino.
Na fila para buscar a medalha da 10º Corrida Unimed Fortaleza, Iranildo Anastácio, de 40 anos era um dos mais aguardados pelos demais participantes. Depois de completar o percurso de 5 quilômetros em 40 minutos, somente com uma perna e o auxílio de muletas, o que não faltou foram palavras de apoio e elogios pela superação.
Iranildo perdeu a perna direita há oito anos, vítima de um acidente de trânsito. Sem desanimar, ele encontrou no esporte a motivação para continuar vivendo e buscou forças na fé para não se entregar nesse período tão doloroso de sua vida. ?Os médicos ficavam surpresos com a minha força de vontade, eu sempre acreditei que ia sair daquela situação. Tive várias complicações, mas tinha certeza que ia conseguir?, conta emocionado.
Como tudo na vida tem um lado positivo, o acidente também trouxe um novo rumo para Iranildo. ?Antes do acidente eu não praticava esporte, eu descobri essa força dentro de mim depois, foi aí que a minha vida mudou. Antes, eu era completamente sedentário?, relata o atleta que atualmente trabalha como caixa em um shopping de Fortaleza.
Durante a corrida, são os incentivos dos outros corredores que estimulam Iranildo a seguir em frente e superar os seus limites. E essa troca foi recíproca, pois na pista, o corredor se transformou em exemplo.
?Muitos corredores estavam quase desistindo, mas quando me viram correndo e buscando concluir a prova, eles voltaram a correr. Eles diziam que iam correr por mim. Esse estímulo é muito importante, pois mostra que eu os motivo também?, afirmou.
A 10º Corrida Unimed Fortaleza foi apenas a segunda competição que o atleta participou, e ele já avisa que tomou gosto pelas pistas. ?Agora quero focar nas corridas, essa sensação de liberdade é maravilhosa. A corrida da Unimed Fortaleza foi muito especial, eu consegui melhorar muito meu tempo e isso me instiga a continuar. Tenho fome de medalhas?, conclui.
Sem pensar em parar e ainda mais confiante, o corredor dá uma dica para todas as pessoas que ainda não conseguiram deixar a vida sedentária de lado. ?Se você tem um sonho, corra atrás dele, e se no caminho aparecerem obstáculos faça deles pontes, e não muros. Toda mudança começa aos poucos, o importante é sair do comodismo e, claro, lutar bastante para ser cada dia mais saudável e feliz?, finalizou.
A corrida Unimed Fortaleza, que teve origem em comemoração ao Dia do Médico (celebrado em 18 de outubro), já faz parte do calendário de eventos esportivos da cidade de Fortaleza e seu público mantém-se crescente. Desde 2014, a cooperativa assumiu o desafio de inovar e proporcionar aos atletas mais saúde e qualidade de vida. Em 2016, mais de 2.700 competidores, dentre os quais atletas locais e de outros estados do nordeste, participaram da décima edição da competição.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.
(85) 4020.1818
De 2ª a 6ª, 8h às 20h.
Sáb. de 8h às 14h
(24H) 0800.286.2020
Necessário dispositivo TDD.
(85) 3209.3226
De 2ª a 6ª, 8h às 17:30h.