Muitos dizem que é no momento de dor que se tornam conscientes os caminhos escolhidos e as possibilidades de mudanças. Esta máxima tornou-se verdadeira na vida de Mercia Costa, cliente da Unimed Fortaleza, após um período bastante doloroso, o câncer de sua irmã, Mônica.
Mercia vivenciou todo o sofrimento causado pela enfermidade ao lado da irmã, em 2009. Lutando pela vida, Mônica pedia noite e dia que Mercia parasse de fumar, porém o hábito já a acompanhava desde os 13 anos de idade e tornou-se um vício, o qual ela chamava de “válvula de escape para os estresses da vida”.
Em junho de 2009, Mônica faleceu. A partir de então, Mercia decidiu que queria largar o cigarro. “Eu não queria passar pelo mesmo sofrimento que minha irmã, queria muito deixar este mau hábito e realizar o pedido de Mônica” relata. Sendo assim, Mercia partiu em busca de tratamentos contra o tabagismo.
Neste percurso, Mercia descobriu, através de sua endocrinologista, o Grupo Viver Bem Cessação do Tabagismo, destinado aos clientes da Unimed Fortaleza que desejam parar de fumar. Logo Mercia estava na porta da Medicina Preventiva em busca de mais informações. Ela foi atendida pelo médico pneumologista, Dr. Flávio José Costa, que a encaminhou para diversas atividades do grupo. Com o andamento do programa, Mercia foi conseguindo superar o vício.
“É preciso muita força de vontade, determinação e coragem para deixar o cigarro, não é fácil, mas basta querer”, afirma.
As mudanças eram notórias, a pele ganhou viço, a saúde bucal melhorou, a respiração e o fôlego mudaram completamente. Mercia, que na época tinha 54 anos, ainda lecionava em escolas e dizia aos seus alunos: “Nunca fumem, a saúde é tudo”. Hoje, aos 60 anos, Mercia reforça a importância dos grupos da Medicina Preventiva: “Sem aquela equipe, eu não teria conseguido. Sou muito grata a todos”.
Proporcionar uma melhor qualidade de vida, por meio de atividades físicas, orientações sobre uma alimentação equilibrada, através de programas e oficinas conduzidos por uma equipe interdisciplinar composta por médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, educadores físicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e auxiliares é um dos principais objetivos da Medicina Preventiva.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.
(85) 4020.1818
De 2ª a 6ª, 8h às 20h.
Sáb. de 8h às 14h
(24H) 0800.286.2020
Necessário dispositivo TDD.
(85) 3209.3226
De 2ª a 6ª, 8h às 17:30h.