Movimente-se 26 de Janeiro de 2016

Escada ou elevador? Confira a opção mais vantajosa para sua saúde


Mulher de preto subindo uma escada

Se você estiver no primeiro piso de um shopping e precisa ir a uma loja no quarto piso, você vai de escada ou elevador? E se estiver no trabalho, apressado para resolver pendências, mas precisar dirigir-se a outros andares do prédio, você opta pela escada ou elevador? E no condomínio onde você mora?

A verdade, é que grande parte das pessoas optaria pelo elevador por ser mais prático, rápido e não exigir nenhum esforço físico. Mas o que muitos sabem e poucos praticam é que seria mais vantajoso usar escada, não só por melhorar seu condicionamento físico, mas principalmente por proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Quem fala sobre os benefícios de subir e descer escada é o educador físico, Abel Rodrigues, da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza. ?Por se tratar de uma atividade aeróbica muito eficaz para trabalhar os músculos das pernas, subir e descer escadas ajuda a queimar gorduras da parte inferior do corpo além de gastar bastante energia e ser um hábito saudável?.

Que tal unir exercício físico a uma alimentação mais saudável? Veja algumas dicas.

 

Benefícios

Entre as vantagens de usar a escada, estão a melhora na frequência cardíaca e na capacidade pulmonar. Os músculos da perna são trabalhados, por se tratar de uma atividade aeróbica, além de queimar gorduras na parte inferior do corpo, gastando energia. As nádegas ficam mais firmes, pois quando se levanta as pernas são trabalhados os glúteos.  As dores são reduzidas, principalmente as dores nas juntas e artrite, além de aliviar o estresse.

Dica de treino

Aqueça durante 10 minutos, e em seguida suba as escadas por 20 a 30 segundos, depois caminhe de volta para baixo. Faça essa atividade por 20 a 30 minutos, ou então, opte por subir correndo as escadas por 10 minutos após uma corrida longa. Isso irá ajudar seu corpo a ter resistência e combater a fadiga.

Subir ou descer escada

As duas alternativas só possuem diferença nos músculos trabalhados, mas ambas são benéficas na mesma proporção. Elas ajudam a tonificar as panturrilhas, glúteos e quadríceps, além de reduzir a gordura.

Curiosidade

Só para se ter uma média, dependendo da velocidade e da quantidade de degraus, uma pessoa de 65 quilos pode queimar cerca de 500 calorias aos descer e subir escadas durante uma hora.

Mais saúde e mais movimento

A Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza é uma unidade exclusiva para clientes, que oferece serviços gratuitos e ações educativas para a prevenção de doenças e promoção da saúde. Formada por uma equipe multidisciplinar de médicos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e auxiliares. Tudo isso para garantir a longevidade e a qualidade de vida necessária para você realizar todos os seus planos. Confira os grupos da Medicina Preventiva e cuide-se!

Rodapé da página.