Mamãe e Bebê 20 de Abril de 2018

Saiba como funciona o Posto de Coleta de Leite Humano da Unimed Fortaleza


Amamentar é tarefa diária para as mães, principalmente nos primeiros meses de vida de seu recém-nascido. No entanto, esta prática, em alguns casos, pode se tornar um desafio. Existem algumas dificuldades que elas podem encontrar e, por isso, necessitam de apoio. Esse apoio está no Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Regional Unimed.

Mãe amamentando bebê deitada

Muitas mães acham que o ambiente é apenas para coletas e se surpreendem quando lá chegam. Diversas são as ações realizadas no Posto de Coleta de Leite Humano, e neste post vamos explicar a você o que se pode encontrar, bem como quais as vantagens e a importância da amamentação para o bebê e também para a mãe.

O que encontro no Posto de Coleta de Leite Humano?

O Posto de Coleta de Leite Humano possui ações fundamentais. Abaixo listaremos 4 delas, confira.

Auxílio na Coleta do Leite

Como citamos anteriormente, a amamentação, para muitas mães, não é algo simples que acontece do dia pra noite. Algumas mães encontram diversas dificuldades normais na amamentação. O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Regional Unimed possui profissionais capacitados para ajudar nesta fase. Elas indicam quais as melhores condutas a serem realizadas e ajudam as mães nesta tarefa.

Aconselhamento clínico

O Posto conta com uma técnica de enfermagem capacitada não só em coleta e armazenagem do leite materno, como também nos principais cuidados com a amamentação e com o recém-nascido nos primeiros dias de vida.

Doação de Leite

Todo leite que é coletado e não é aproveitado pelas mamães que lá se encontram é doado, pois o Posto é vinculado ao Banco de Leite da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, onde este leite é selecionado quanto a sujidades, índice bacteriológico e, por fim, pasteurizado, retornando, assim, para doação.

Posto de Coleta de Leite Humano ajuda no combate à mortalidade infantil

De acordo com o site do Ministério da Saúde, o Posto de Coleta pode auxiliar na redução da mortalidade infantil, tendo em vista que com o armazenamento do leite e as orientações adequadas para sua retirada, há a possibilidade de doações para àquelas mães que tem dificuldades de amamentar e precisam do alimento, como bem falamos acima.

Além disso, de acordo com a médica neonatologista, Dra. Rejane Brasil, “o leite materno possui um importante papel na imunidade dos bebês, pois contém células de defesa e fatores anti-infecciosos capazes de proteger o organismo do recém-nascido”. A médica explicou também que o leite materno é ainda o único que fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral e diminui o risco de processos alérgicos relacionados a exposição de outros alimentos nos primeiros anos de vida.

“Recém nascidos amamentados tem menor risco de síndrome metabólica, que estão associados ganho de peso excessivo e alimentação sobrecarregada de carboidratos  e gorduras saturadas”, disse a especialista.

Foto do Posto de Coleta de Leite Humano

Os benefícios da amamentação para as mães

A médica listou ainda alguns benefícios que a amamentação traz não somente para os bebês, mas para as mães que estão amamentando. Segundo a Dra. Rejane, “o ato de amamentar reduz o risco de hemorragia pós parto, de câncer de mama e ainda aumenta a autoestima das parturientes”.

Além de todos os benefícios, amamentar faz com que haja um fortalecimento do vínculo entre o bebê e sua mãe, tendo em vista que os primeiros meses de vida da criança são de suma importância para o desenvolvimento do “apego” entre o bebê e sua mãe, o que auxilia no desenvolvimento social da criança.

Como doar?

Basta ir até o Posto de Coleta de Leite Humano da Unimed Fortaleza! A mulher pode doar leite materno quantas vezes puder e quiser, pois, quanto mais estimulada a mama, mais leite humano é produzido. No entanto, para doar é necessário que a mãe esteja sadia.

Vejas dicas para armazenar o leite para doação

Saiba mais sobre o Posto de Coleta de Leite Humano

O Posto de Coleta de Leite Humano da Unimed Fortaleza fica nas dependências do Hospital Regional Unimed, localizado na avenida Visconde do Rio Branco, 4000. Toda e qualquer cliente da Unimed Fortaleza pode ir lá para tirar suas dúvidas ou mesmo ser assistida pelas profissionais que lá se encontram.

Convidamos você a fazer um tour pela maternidade do hospital

Para as mamães que ainda não tiverem seu bebê, leia mais sobre como escolher a maternidade certa para ter o seu filho, e conheça também quais os tipos de parto que você pode ter. Para finalizar o combo de aprendizado, baixe o nosso Guia para Mamães de primeira viagem e fique por dentro de tudo que envolve gestação e alimentação.

Banner do Kit para Mamães de Primeira Viagem. Baixe agora!

Rodapé da página.