Mamãe e Bebê 10 de Janeiro de 2013

O que muda? As mudanças do corpo feminino na gestação


A gravidez é um momento único na vida da mulher. Além da felicidade e ansiedade pela chegada do novo membro da família, o corpo também muda para dar melhores condições à gestação.

Foto de uma mulher feliz, de camiseta branca, olhando no espelho o seu cabelo cacheado.

Algumas mudanças durante o período podem causar preocupação, mas tenha em mente que são temporárias e acontecem para melhor gerar e receber o seu bebê.  Aproveite para saber agora o que muda no corpo feminino durante a gestação!

Cabelos mais fortes

Durante a gestação, os fios são firmes e praticamente não caem. Isso acontece por conta do aumento da produção de estrógeno, que faz baixar a testosterona, hormônio responsável por afinar o cabelo. Em compensação, após o parto, a queda de cabelo é monstruosa.

Aumento do útero

A mudança é enorme. O volume do órgão pode aumentar mais de 10 vezes perto do parto e alcançar até 20 vezes seu peso original. Essa alteração é essencial para acomodar o embrião.

Inchaço nos membros inferiores

Esta é uma das coisas mais desconfortáveis. O excesso de progesterona causa má circulação do sangue no organismo e é responsável pela retenção de água, acumulando-se principalmente nas pernas, pés e tornozelos e podendo causar dor nas articulações.

Foto de uma mulher com top rosa bebê e calça legging cinza, se alongando em casa.

Mudanças na coluna

No final da gestação, ombros jogados para trás e as pernas mais afastadas são mudanças que ocorrem para que o corpo possa sustentar o peso a mais e ajudam na disposição anatômica para o parto.

Aparecimento de estrias

Uma mudança que é desagradável esteticamente mas, felizmente, temporária. As manchas vermelhas aparecem porque o volume de gordura sob a pele aumenta bruscamente, as fibras da derme esticam e podem até se romper. No entanto, para recuperar a lesão, vasos sanguíneos se formam. Após a gestação, as manchas vão cicatrizando e desaparecem.

Aumento do fluxo sanguíneo

O volume de sangue pode aumentar até 50%. É um esforço para se adaptar às novas condições e o coração com a velocidade maior, afinal ele agora tem mais de uma vida para cuidar.
 

Foto de uma mulher no campo, cheirando um buquê de margaridas que está segurando.

Olfato e paladar mais sensíveis

Tudo mais sensível e apurado. As gestantes tendem a não suportar certos cheiros e gostos que antes não incomodavam. Não se sabe o que causa estas mudanças, mas suspeita-se do aumento da vascularização na boca e no nariz ou de um possível mecanismo de defesa do corpo da mãe, evitando substâncias que possam atrapalhar o desenvolvimento e as necessidades do feto.

Surgimento de varizes

Outro ponto que sofre mudanças. Os vasos se dilatam e suas válvulas ficam abertas deixando o sangue estancado. Isso acontece porque a progesterona e o estrógeno relaxam as paredes das veias e aumentam o risco de dilatação.

Aparecimento de manchas na pele

Praticamente 90% das mulheres grávidas apresentam manchas pelo corpo durante a gestação. Mas não se preocupe, isso também tem um outro lado, positivo: a acne e a oleosidade somem de vez. O responsável pela alteração é o hormônio melanotrófico, também asssociado à pigmentação nas células e a aceleração da síntese de melanina.

Foto de uma mulher grávida deitada, com a mão na barriga, segurando uma maçã verde.

Mudanças no sistema digestivo: prisão de ventre e enjoos

Na gravidez, as paredes do intestino, estômago e bexiga amolecem por causa da progesterona. Isso favorece o acúmulo de líquidos nos tecidos, ocasionando, também, a temida prisão de ventre e os enjoos.

Mamas

As mamas aumentam significativamente, pois acumulam gordura e prolactina para a produção de leite e podem chegar a aumentar 3 vezes o seu tamanho normal. Isso se explica pelas necessidades do bebê: uma criança de 3 kg consumirá cerca de 450 ml de leite por dia.

Sistema excretor

Porque será que toda gestante vai ao banheiro a todo instante? A culpa é da bexiga, que fica mais apertada com a presença do bebê. Também, por conta do aumento do volume do sangue (lembra?), os rins fabricam mais urina para filtrá-lo.

Banner clicável com a frase "KIT para mamães de primeira viagem. Baixe agora". Ao fundo, a imagem de uma mãe com seu bebê no colo

Rodapé da página.