Mamãe e Bebê 16 de Agosto de 2016

Controle de peso e Fisioterapia na gestação: o que elas têm em comum?


As mulheres tentam se preparar emocionalmente e até financeiramente para a chegada de um bebê, mas como está o corpo para gerar outra vida? Durante a gravidez, as transformações são intensas, por isso, contar com exercícios fisioterapêuticos pode ser muito positivo.

Grávidas fazendo exercicio com a mao na barriga

Confira 9 benefícios da fisioterapia para as gestantes:

  1. Previne dores em geral, por isso a importância da fisioterapia para gestantes com dor lombar, por exemplo;
  2. Evita o ganho de peso excessivo;
  3. Melhora a postura e a consciência corporal;
  4. Fortalece os músculos abdominais e do assoalho pélvico;
  5. Melhorar o controle respiratório, com exercícios respiratórios para gestantes, facilitando o trabalho de parto;
  6. Diminui a ansiedade e o stress;
  7. Aumentaa disposição para a realização de atividades do dia a dia e melhorar a autoestima;
  8. Mais qualidade no sono;
  9. Proporciona um parto mais participativo e humanizado, com melhores condições para a mulher vivenciar a gestação e o parto.

Quando iniciar as atividades fisioterapêuticas?

Ícone de calendário
A gestante pode fazer exercícios fisioterapêuticos a partir do terceiro mês de gestação, continuando na atividade até o nono mês. ?O exercício é traçado de modo a obedecer às particularidades de cada fase gestacional e os objetivos individuais de cada gestante?, declara Jamisse Araújo, fisioterapeuta. A fisioterapia em gestantes com lombalgia, por exemplo, é especialmente pensada para tratar as limitações da futura mamãe e garantir qualidade de vida durante a gestação.

 

Exercícios para gestantes

Grávidas fazendo alongamento

Os exercícios realizados na gravidez são de postura, respiração, alongamento e fortalecimento de músculos específicos, conscientização corporal, drenagem linfática manual, relaxamento muscular e exercícios para a região do abdômen, períneo e pelve, pilates, hidroginástica, caminhadas e ioga. As gestantes de baixo risco e que têm acompanhamento médico podem fazer os exercícios.

As mamães que querem ter um parto natural (conhecido também como parto normal), contam com os benefícios da fisioterapia para gestantes, que consiste no acompanhamento fisioterapêutico que diminui a dor e a duração do parto, trazendo mais tranquilidade para as mamães. Além disso, durante o pré-natal são trabalhados exercícios de alongamento e fortalecimento.

Conheça a maternidade Unimed Fortaleza

 

Oficina para Gestantes

Quer ir se preparando para a nova vida com o bebê? Então clique no botão abaixo e confira a Oficina de Gestantes, promovida pela Unimed Fortaleza, gratuitamente, para seus clientes.

Veja a nossa Oficina para Gestantes

 

Rodapé da página.