Espaço Zen 23 de Janeiro de 2018

Janeiro Branco: por que você precisa conhecer essa campanha?


Conteúdo atualizado em 10/01/2024

O Janeiro Branco é um convite para você cuidar da sua saúde mental. A iniciativa acontece no primeiro mês do ano para embarcar no momento de reflexão e mudança que todo mundo almeja na passagem do ano.

Paciente aderindo ao janeiro branco cuidando da saúde emocional em sessão na psicóloga

Janeiro Branco: origem de tudo

Quando a contagem regressiva acaba e os fogos estouram, começamos o ano cheios de expectativas e planos para o futuro. Foi considerando esse momento coletivo em que todos estão pensativos e esperançosos, dispostos a mudanças, que o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão criou, em 2013, a campanha Janeiro Branco.

Você dialoga com suas emoções?

Pessoas não são máquinas, todos temos subjetividade. Sorrimos, choramos, sentimos raiva. São emoções naturais do indivíduo, que remetem à saúde mental e emocional, muitas vezes negligenciadas.

É cultural darmos mais atenção ao físico, afinal, é palpável e visível. Vamos com frequência ao dentista, ao clínico geral e a tantos outros especialistas, sempre cuidando do corpo, mas deixamos em segundo plano a atenção aos distúrbios psicológicos que minam nossa qualidade de vida.

Janeiro Branco: não é “coisa de doido”

O Janeiro Branco veio para ajudar a sociedade a entender que o debate sobre o psíquico é de grande importância para evitar o adoecimento emocional da humanidade. Não é muito difícil encontrarmos pessoas que ainda acreditam que cuidar da mente, ir ao psicólogo, à terapia, é algo de outro mundo, é “coisa de doido”.

Por que os sintomas da depressão em adolescentes estão aumentando?

Transtornos de ansiedade e depressão tomam sociedades inteiras com a vida moderna. O tempo é corrido, a pressão por resultados é constante e as desavenças nas relações humanas tornaram-se comuns. O Janeiro Branco leva informação e tem a missão de fazer as pessoas repensarem suas vidas, dando maior importância à saúde mental e emocional, promovendo um aumento no bem-estar coletivo e o combate ao preconceito com os males psicológicos.

O mundo muda se você mudar

Disseminar a psicoeducação, ou seja, educar as pessoas sobre a importância do cuidado do dia a dia com os pensamentos, com a mente e com as emoções, é uma das chaves para encarar a vida de forma mais tranquila.

Conheça técnicas para enfrentar situações de estresse e tensão

O Janeiro Branco impacta a sua vida da maneira mais profunda, pois considera a sua condição de ser humano emocional – com sensações, experiências de vida e comportamentos que interferem no seu equilíbrio. Levante a bandeira da campanha, ajude amigos, familiares, conhecidos e você mesmo a se importar com sua saúde mental e, assim, viver melhor.

Como aderir ao Janeiro Branco?

Veja o que você pode fazer para ter uma vida mais tranquila, com momentos mais felizes:

  • Valorize a sua existência. Liste seus pontos fortes e orgulhe-se deles, afinal, você é único no meio de 8 bilhões de pessoas.
  • Procure fazer o que mais gosta. Não se prenda, a vida é feita de momentos, se você passá-los investindo no que te agrada, se sentirá bem mais realizado.
  • Converse sobre a vida. Não guarde coisas, desabafar sempre tira o peso da alma e nos deixa mais leves e dispostos.
  • Encontre uma atividade física que combine com você. Seja dança, luta ou mesmo aquele jogo de futebol com os amigos, o importante é estar em movimento.
  • Falando em amigos, abrace-os, mantenha-os por perto. A vida foi feita para ser compartilhada com aqueles que nos fazem bem.
  • E por último, mas não menos importante, sorria. Amanhã será um outro dia!

Palavra da especialista

A psicóloga Jamille Oliveira enfatiza sobre a campanha: “Valorizar a saúde mental nos ajuda a entender que as enfermidades psicológicas podem ser prevenidas e tratadas, desta forma podemos viver com uma melhor qualidade de vida e também proporcionar bem-estar para os que estão sofrendo psicologicamente. Para você que deseja zelar de sua saúde mental alguns cuidados são importantes: psicoterapia, momentos de lazer, distração e ócio, criação, autoconhecimento, cultivo de relacionamentos saudáveis e que proporcionem suporte emocional e fortalecimento de vínculos afetivos.”

Uma campanha por uma vida mais feliz

Use o branco para evidenciar a campanha. O Janeiro Branco não é só para um mês específico, o tema da campanha deve ser levado por todo o ano, conscientizando mais pessoas, trazendo mais adeptos a uma vida mais saudável e mais feliz.

Como você viu, o Janeiro Branco é um pontapé inicial para você cuidar do seu bem-estar. No vídeo abaixo, falamos sobre uma dica valiosa que pode melhorar a sua saúde mental! Assista e visite nosso canal no Youtube para mais dicas dos especialistas.

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a psicóloga Natalia Jamille de Oliveira Araújo Carvalho (CRP 11/06545). 

Rodapé da página.