Espaço Zen 11 de Abril de 2012

Combatendo a depressão. Conheça mais sobre o tratamento com antidepressivos


Mulher com comprimido na mão

Tratar a depressão passa além de simplesmente compreender os motivos de seu surgimento. Este é, claro, um primeiro passo, mas enfrentá-la de verdade depende também de voluntariamente buscar sentir-se melhor e ter alívio rápido de seus sintomas. É importante, ao primeiro indício, procurar a ajuda de um médico clínico ou psiquiatra, que deve efetuar o diagnóstico e propor a melhor condução para o tratamento.  Um destes é a terapia farmacológica, que faz uso de medicamentos bem conhecidos: os antidepressivos.  A indicação médica é fundamental porque a terapia deve levar em consideração as dimensões biológicas, psicológicas e sociais do paciente, além de que cada paciente responderá a diferentes antidepressivos de forma diferente.

A escolha do antidepressivo deve ser feita pelo médico, também, porque a mesma é baseada nas características da depressão: efeitos colaterais; risco de suicídio, outros distúrbios clínicos, tolerância, custo, danos cognitivos, etc.

Abaixo você encontra os prós e contras deste tratamento. Veja:

  • Prós:
    – Os antidepressivos produzem, em média, uma melhora dos sintomas depressivos de 60% a 70%, no prazo de um mês, enquanto a taxa de placebo é em torno de 30%.
    – Novos e modernos antidepressivos têm diminuído o grau e número de efeitos colaterais.
  • Contras:
    – Os efeitos colaterais mais freqüentes são tontura e sedação, alterações cognitivas e comprometimento da memória.
    –  Boca seca, visão turva, prisão de ventre e esforço para urinar. Ganho de peso, perda das funções de ereção e ejaculação no homem e perda da libido em ambos os sexos são observados como efeitos comuns em determinados tipos de antidepressivos.

Em todo caso, esse tipo de terapia deve ser adotada após o diagnóstico preciso de um médico clínico ou psiquiatra. É fundamental uma orientação adequada deste especialista, que indicará o melhor tratamento.

Especialistas falam sobre suicídio

Nossos profissionais da saúde desmistificam várias dúvidas sobre o assunto, dão conselhos de como prevenir o ato e o que você pode fazer para ajudar quem está passando por isso. Assista ao vídeo para conferir e inscreva-se em nosso canal no Youtube para acompanhar novos vídeos.

Rodapé da página.