Cuidar de Você 17 de Janeiro de 2017

Urina preta: sintomas e tratamento da doença


Uma nova doença misteriosa surgiu na Bahia, especificamente na Região Metropolitana de Salvador, e tem assustado a muitas pessoas nos últimos dias. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, foram 52 casos da doença, sendo duas mortes confirmadas.

mulher em laboratório segurando tubo de ensaio

 

Casos no Ceará

No Ceará, até o dia 10 de janeiro de 2017, três casos da doença misteriosa foram notificados e estão sendo investigados, com análises de materiais. Os sintomas da Doença da Urina Preta incluem dores fortes na região cervical, do trapézio e membros superiores e coloração diferente da urina. Há suspeitas de que os pacientes que apresentaram esses sintomas tenham sido atingidos por um vírus, uma bactéria ou uma intoxicação, mas nada ainda foi confirmado. Dentre as hipóteses levantadas, está a de que peixes consumidos na região tenham causado intoxicação.

Quais são os sintomas da doença?

Até o momento, a doença tem sido interpretada como um tipo de mialgia [dor] aguda. A investigação sobre a Doença da Urina Preta está em andamento. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, órgão referência na análise de amostras para identificar novas doenças, recebeu amostras de fezes de nove pacientes. Porém, não há um prazo para definição e divulgação do resultado final.

Tratamento para Doença da Urina Preta

Por ser algo novo, ainda não é possível detectar as causas da doença, assim, o tratamento é feito com hidratação e analgésico. A recomendação médica é de que o paciente não faça automedicação e evite anti-inflamatório. Em geral, os sintomas da doença duram de três dias até uma semana.
homem bebendo água com garrafaEm casos de suspeita da doença, procure um serviço de urgência/emergência. Mantenha-se hidratado. Os profissionais que realizam coleta de sangue, urina e fezes devem encaminhar o material ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) para investigação das possíveis causas.

Rodapé da página.