Cuidar de Você 25 de Fevereiro de 2016

Maquiagem de adultos em crianças: certo ou errado?


mulher passando batom em criança

Você é aquela mãe que adora maquiar sua filha? Seja o batom, blush, sombra ou brilho labial, estes cosméticos podem causar problemas à saúde dos pequenos. É natural a filha ver a mãe passar maquiagem antes de ir ao trabalho, a uma festinha ou até mesmo ao shopping, e querer usar também. Mas os pais devem ficar atentos ao uso de maquiagem nas crianças.

Entre os problemas acarretados com o uso destes itens nos pequenos, estão substâncias nocivas que você confere abaixo, na entrevista com a dermatologista, Dra. Anapaula Fontenele, além de alguns esclarecimentos sobre o assunto.

 

Unimed Fortaleza – É correto crianças usarem maquiagens?

Dra. Anapaula Fontenele – Depende da forma que é usada. Se for de uma forma lúdica, construtiva, no brincar, entendo ser válido, desde que tomado alguns cuidados. Mas no dia a dia, como maquiar-se para ir ao colégio, não acho saudável.

 

UF – A partir de que idade as crianças devem usar estes cosméticos?

AF- Pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as maquiagens infantis são liberadas a partir dos 3 anos, desde que aplicadas exclusivamente por adulto. A partir dos 5 anos elas podem manusear os produtos desde que sob supervisão de um responsável. Mas é importante certificar-se de que o produto tem registro na ANVISA e foi aprovado para tal faixa etária, tais informações devem estar na embalagem do produto.

 

UF – Esses produtos são nocivos à saúde das crianças?

AF- Esses produtos podem ser nocivos. Podem causar desde dermatites de contato (alergias locais), acne, fotossensibilidade e até intoxicações sistêmicas pela absorção cutânea (a pele da criança é mais fina e absorve mais os produtos nela aplicados) ou mesmo ingestão acidental, já que crianças pequenas têm por hábito levar tudo à boca.

Saiba como limpar diariamente seu rosto após o uso da maquiagem.

UF – Existem maquiagens apropriadas para a pele das crianças?

AF- Sim, existem produtos destinados a este público. Devem ser produtos com pouca capacidade de fixação, de fácil remoção e que não precisem de demaquilantes para serem removidos e hipoalergênicos. No caso dos esmaltes, eles devem ser com base aquosa, desta forma, são removidos somente com água e sabão e de natureza inerte.

 

UF – Que tipos de problemas estes produtos podem acarretar para a saúde da pele das crianças?

AF – Podem desencadear dermatites de contato alérgicas e por irritante primário, exacerbar pacientes com dermatite atópica (doença atópica, hereditária e não-contagiosa, caracterizada por inflamação crônica da pele), conjuntivite alérgica e reações de fotossensibilidade (reação incomum de sensibilidade extrema da pele) são os problemas mais comuns.

 

UF – Quais diferenças entre as maquiagens usadas em adultos e nas crianças?

AF- São produtos de fácil remoção, saem facilmente com água e sabão, uso de ingredientes seguros levando-se a possibilidade de ingestão acidental, não conter solventes e, em geral, hipoalergênicos.

 

UF – Qual orientação a senhora dá para as mães que incentivam as crianças a usarem estes produtos próprios para adultos?

AF – Criança não é um mini adulto. Tem peculiaridades próprias da idade como uma pele mais fina e com maior poder de absorção, além de um sistema imunológico em desenvolvimento. A maquiagem pode ser um momento de diversão e de desenvolvimento da imaginação, então observe as informações contidas no rótulo dos produtos, verifique a faixa etária permitida e supervisione estes momentos.

Alergia a cosméticos

Os cosméticos são grandes amigos, mas também podem ser grandes vilões em alguns casos. Confira alguns mitos e verdades sobre estes produtos a seguir. Para mais vídeos como este, se inscreva em nosso canal no Youtube.

Rodapé da página.