Cuidar de Você 09 de Janeiro de 2018

5 inovações tecnológicas nos planos de saúde que melhoram o atendimento ao cliente


Nunca se falou tanto em tecnologia como atualmente. O mundo está cada vez mais conectado e os avanços tecnológicos já fazem parte do nosso cotidiano. Por este motivo, conheça agora 5 inovações tecnológicas nos planos de saúde que melhoram o atendimento ao cliente.

Criança com óculos de realidade virtual

Simplificando a vida

A tecnologia mudou o jeito de se comunicar, deslocar, comprar e porque não usar essa força tão grande a favor do nosso bem mais precioso que é a nossa saúde? Essa discussão ganha cada vez mais espaço, principalmente, porque a expectativa de vida está cada vez maior e impulsiona a inovação dentro da área de tecnologia médica.

As contribuições das inovações tecnológicas impactam na realização de procedimentos cirúrgicos, controle de doenças crônicas, controle da dor, realização de exames mais complexos até atividades mais simples do cotidiano dos pacientes. Quando o assunto é saúde não há limites. A seguir, falaremos mais especificamente das inovações tecnológicas nos planos de saúde com foco no atendimento ao cliente. Confira!

5 Inovações tecnológicas nos planos de saúde com foco no cliente

1. Aplicativos móveis

Os aplicativos móveis tornam a vida de qualquer pessoa muito mais simples. Eles são a solução para quase tudo atualmente, principalmente, no que se refere à agilidade e praticidade.

O aplicativo facilita a vida dos usuários dos planos de saúde ao evitar deslocamentos até as unidades de atendimento para ter acesso a determinados serviços, diminuindo o tempo de espera de usuários até mesmo em filas.

Como exemplo, a Unimed Fortaleza lançou em agosto de 2017 o App Minha Unimed, onde clientes podem solicitar e acompanhar autorizações, acompanhar e pagar faturas, emitir 2ª via de boletos, buscar prestadores e rede de atendimento, emitir extrato para declaração de Imposto de Renda entre outras facilidades.

2. Cartão Digital

Em tempos onde tudo é digital a ideia de não precisar andar com um cartão físico para garantir atendimento é muito bem-vinda, afinal, quanto mais ágil e fácil for o atendimento melhor. Essa é a proposta do Cartão Virtual, permitir que o cliente tenha o atendimento garantido mesmo sem o cartão físico. Este tipo de tecnologia pode ser, inclusive, mais um recurso disponível em aplicativos móveis.

Veja como baixar o aplicativo Minha Unimed

3. Guia Médico Online

Existe coisa mais chata que entrar em um site e não encontrar as informações? Quando o assunto envolve saúde a situação pede ainda mais urgência, mas a tecnologia também já está sendo usada para esse favor. Um bom exemplo é o Guia Médico Online, que permite facilidade de acesso, rápida visualização dos profissionais disponíveis para realizar atendimento, além de um mapa para facilitar o deslocamento até consultórios e/ou clínicas. Esse recurso também pode estar disponível dentro dos aplicativos móveis.

4. Realidade Virtual

Entretenimento e tecnologia são palavras que separadamente tem seus respectivos significados, mas que somadas são sinônimos de diversão garantida.

A realidade virtual é uma tendência tecnológica mundial que está muito além de ser somente uma forma de entretenimento. A tecnologia VR já está sendo utilizada com muito sucesso em vários setores da medicina.

E foi para amezinhar o medo das crianças na hora de fazer exames de sangue que a Unimed Fortaleza resolveu inserir a Realidade Virtual na rotina do Centro Pediátrico e dos seus laboratórios. O projeto visa usar a tecnologia a favor da saúde tornando os exames menos doloridos, ou seja, menos choro e mais sorrisos!

5. Assistente Virtual

A partir da necessidade de responder, tirar dúvidas e solucionar problemas de forma rápida e efetiva, somada a quantidade de dados e feedbacks recebidos diariamente, as empresas vêm procurando por soluções que otimizem este atendimento.

Uma assistente virtual pode facilitar e muito a vida do cliente. Serviços simples como solicitação de segunda via da fatura pode ser rapidamente resolvido com a ajuda da tecnologia usada no sistema.

Como exemplo, a Unimed Fortaleza lançou em setembro de 2017 a Roberta, sua própria assistente virtual. A medida visa proporcionar mais comodidade para os clientes e permite uma maior autonomia do usuário resolver várias pendências sem precisar sair do computador. E na hora que a dúvida aparece nada melhor que contar com uma ajuda 24 horas por dia, não é mesmo? Esse é outro diferencial da assistente virtual, pois ela garante atendimento em tempo integral.

Banner de solicitação de proposta

Fique de olho!

Independente da escolha, a tecnologia com aplicação em saúde já está disponível, muitas vezes de forma gratuita, para melhorar a vida dos pacientes. E continua evoluindo para agilizar e facilitar os processos na rotina das pessoas. Por isso, busque por inovações tecnológicas nos planos de saúde que melhorem o atendimento ao cliente na hora de escolher o seu! Dessa forma, você irá garantir um atendimento mais ágil e prático sempre que precisar.

Rodapé da página.