Cuidar de Você 22 de Março de 2018

6 dicas eficazes para quem tem problemas respiratórios


Você sabia que mudança de clima, de ambiente e até de comportamento podem desencadear diversos problemas respiratórios? É isso mesmo! Pequenas alterações nesses fenômenos chegam a gerar grandes desconfortos em nossas vidas. E é pensando em tratar desses problemas, que reunimos neste post informações importantes, validadas por nossos profissionais.

Mulher relaxando com olho fechado com árvores desfocadas ao fundo remetendo a pessoa sem problemas respiratórios

Problemas respiratórios mais comuns e suas causas

Entre todos os problemas respiratórios existentes, listamos abaixo os mais comuns, que dificultam o dia a dia de muitas pessoas que trocam de ambientes constantemente, enfrentando mudança de climas e entrando em contato com outras pessoas.

Asma:

Como um dos problemas respiratórios mais comuns, este é caracterizado por um quadro inflamatório crônico dos brônquios, que ficam estreitos e diminuem a passagem do ar. Quem tem este problema, apresenta sintomas como tosse frequente, dor no peito e dificuldade para respirar.

Pessoas que possuem asma geralmente têm as vias aéreas mais sensíveis à fumaça do cigarro, ao ar frio, à alternância de climas, a alérgenos e a produtos com cheiro forte. Sem contar com o fator genético, que pode passar esse problema respiratório a gerações.

Bronquite:

Este também consiste na inflamação dos brônquios, mas diferentemente da asma, é causado por vírus ou bactéria. Quando irritados, ficam estreitos e aumentam a produção do muco. Este problema respiratório pode ser reconhecido como bronquite aguda ou bronquite crônica.

A bronquite aguda aparece subitamente e tem crises mais curtas. Já a crônica é caracterizada pelo excesso de muco que os brônquios secretam, e pode aparecer ao longo da vida da pessoa, em um período de pelo menos três meses ao ano; as crises não cessam e sempre pioram pela manhã.

Confira 6 atitudes que evitam a crise de asma

Sinusite:

Entre os problemas respiratórios, este é identificado como uma doença inflamatória, que atinge as mucosas das cavidades existentes no nariz. As crises são desencadeadas por resfriados ou gripes frequentes, umidade do ar baixa, desvio de septo, ou processos alérgicos.

Quando há alguma obstrução nesses canais, o muco que era para ser liberado começa a acumular, inchando a mucosa das cavidades e gerando inflamação. A sinusite também pode ser reconhecida como aguda ou crônica.

Na sinusite aguda, os sintomas mais frequentes são a dor localizada na fronte, nos olhos ou na face. Já na crônica, os sintomas são mais leves, como dor de garganta, tosse crônica, congestão nasal, mau hálito e dificuldade para sentir cheiros, podendo se confundir com outras doenças nasais.

Rinite:

A rinite é uma forte reação do corpo a elementos específicos que não são agressivos ao físico, como alergia a pelos de animais, por exemplo. O organismo de quem tem este problema respiratório entende que o contato com tais elementos é prejudicial à saúde do corpo e, portanto, provoca a obstrução nasal; espirros e coriza, para evitar o ?vírus?.

As crises de rinite mais comuns são causadas quando o alérgico entra em contato com pólen, pelo de animal, mofo e poeira, sendo este último o principal elemento, devido à presença de ácaros. Os sintomas que aparecem após o contato são: obstrução nasal, espirros, coriza e coceira no nariz.

6 dicas de como evitar e controlar problemas respiratórios

1. Umidade do ar

Umidificador de ar para ajudar quem tem problemas respiratórios

Esta dica é voltada para quem tem costume de dormir com o ar-condicionado ligado; se não tiver um umidificador, é importante colocar uma bacia com água no quarto, assim, o ar úmido será retido na água e não causará irritação.

2. Hidratação

Mulher bebendo água em uma garrafa, que também ajuda quem tem problemas respiratórios

No inverno, é comum as pessoas consumirem menor quantidade de água, já que no frio a sede é menor. No entanto, mesmo com o clima frio, é necessário consumir pelo menos 2 litros por dia. A água contribui com a hidratação dos tecidos das narinas e alivia os problemas causados pelo ar seco.

3. Ventilação

Mulher abrindo as cortinas de uma janela, que também ajuda quem tem problemas respiratórios

É bom evitar lugares muito aglomerados e com baixa circulação de ar, pois ambientes fechados aumentam a proliferação de doenças. Se possível, buscar sempre manter as janelas abertas.

4. Lavagem do nariz

Mulher sorrindo e fazendo respiração profunda, que ajuda quem tem problemas respiratórios

Lavar frequentemente o nariz com soro fisiológico é importante para manter as narinas limpas e hidratadas, evitando brechas para inflamações que circundam os problemas respiratórios.

5. Higienização das mãos

Colocando álcool em gel em uma das mãos, que ajuda a combater as bactérias de quem tem problemas respiratórios

As mãos estão em constante contato com bactérias, que podem ser facilmente recebidas pelo organismo. Por isso, principalmente para quem tem problemas respiratórios, é importante sempre portar um recipiente com álcool em gel para limpar as mãos.

6. Atividades aquáticas

Mulher fazendo natação em uma piscina, esporte que ajuda quem tem problemas respiratórios

Esportes na água, como natação, são excelentes para quem tem problemas respiratórios, pois a umidade do ar no ambiente é elevada, além de trabalhar a respiração como um todo, aumentando o fluxo de ar e ainda ajudando a expandir a caixa torácica. Mas atenção! Quando a natação for em piscinas, a água deve receber outro tipo de tratamento, que não seja com cloro, pois ele contribui com a irritação das narinas. Existem outras formas para tratar a água da piscina, como com ionizador, por exemplo.

Quando contatar um profissional para tratar problemas respiratórios?

Geralmente, a busca por ajuda profissional quando há um problema respiratório é feita após semanas ou meses do surgimento. No entanto, quanto mais demorada for a busca por um médico especialista no assunto, mais demorada pode ser a cura para o problema ou para a redução dos sintomas.

Cada organismo funciona de uma maneira diferente, por isso, um método de tratamento específico que funciona para uma pessoa, pode não ser o correto para o seu problema. Portanto, se você possui algum dos problemas respiratórios comuns discutidos neste post, consulte um profissional imediatamente para obter um diagnóstico preciso.

Buscando ajuda profissional com a Unimed Fortaleza

Se você anotou as dicas, lembre-se que os cuidados com a saúde devem ser acompanhados por profissionais capacitados, por isso, acesse o nosso Guia Médico e consulte um profissional, para que você tenha o tratamento adequado.

Foto do otorrinolaringologista Dr. Davi Garcia, que aprovou o conteúdo sobre problemas respiratórios


Conteúdo aprovado pelo otorrinolaringologista Dr. Davi Garcia (CRM-CE 11.159)

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará | Residência Médica em Otorrinolaringologia pela Santa Casa de São Paulo | Research Fellow no Johns Hopkins Hospital (EUA) | Doutorado em Pesquisa em Cirurgia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Rodapé da página.