Cuidar de Você 06 de Dezembro de 2016

Menopausa provoca aumento de peso?


O período da menopausa pode ser desconfortável para as mulheres. Os sintomas começam a aparecer na faixa dos 40 anos. Mas o que elas não sabem é que esses sintomas podem ser evitados, não totalmente, mas pode-se haver uma diminuição deles.

retrato de uma mulher madura

Essa postagem abordará um dos principais e mais desconfortáveis sintomas da menopausa: o aumento do peso. Este sintoma pode ser incômodo para a maioria das pessoas, e por isso, elencaremos abaixo algumas dicas para melhorá-lo.

Entenda por qual motivo há o aumento de peso na menopausa

O aumento do peso durante a menopausa acontece devido ao cessamento da produção de estrogênio, hormônio feminino produzido pelos ovários e liberado na primeira fase da menstruação. Como forma de amenizar os outros sintomas da menopausa, algumas mulheres fazem uso de suplementos para a reposição hormonal. No entanto, o uso desses suplementos pode trazer um grande risco de aumento de peso. Para fazer o uso correto dos suplementos e evitar o aumento de peso, é necessário consultar um médico.

Além da interrupção da produção de estrogênio, a mulher que se encontra na menopausa também já possui uma idade que facilita o aumento da barriga mudar para: que predispõe o acúmulo de gordura, incluindo a abdominal. Isso ocorre também pela mudança natural do corpo e também pela falta de produção de alguns outros hormônios, que diminuem a facilidade da perda dificultam a perda de peso. Um dos principais métodos para a perda dessa gordura ?extra? é manter uma dieta equilibrada, que pode ser alcançada com a ajuda de um profissional nutricionista.

Como perder peso?

Alimentação saudável e atividade física são as chaves para o sucesso em toda e qualquer idade. Porém, aos 50 anos as mulheres devem ter cuidado redobrado com as atividades e sempre consultar um profissional para que seja receitada a atividade adequada.

Mulher se exercitando na água, fazendo Hidroginástica.

As atividades físicas mais recomendadas são a musculação e a hidroginástica, pois fortalecem os músculos desenvolvendo massa muscular magra. Para quem gosta de aeróbica é preferível evitar exercícios de grande impacto, pois estes podem prejudicar as articulações. Pilates é recomendado também por especialistas nesta idade. No mais, ter uma alimentação saudável se torna ainda mais importante para a perda de peso aos 50 anos.

E se eu estiver emagrecendo rápido demais?

A perda de peso repentino é um caso preocupante, pois significa que algo está errado com o corpo da mulher. Significa que ela não está fazendo alimentação correta ou não está praticando exercícios adequados. As causas mais comuns da perda de peso rápida são: falta de apetite, metabolismo acelerado, diarreia crônica, depressão, etc. Em todos esses casos, dirija-se ao médico para saber o porquê de você esta emagrecendo rápido e espere que ele faça o encaminhamento necessário para que não haja mais a perda de peso.

E como eu consigo acessar informações sobre aumento de peso e outros sintomas da Menopausa?

Uma  maneira assertiva e confiável de obter informações sobre o assunto é acessando o site da Sociedade Brasileira do Climatério (Sobrac). Trata-se de um grupo de especialistas que se juntaram para dar assistência à mulher quando se trata da menopausa. O grupo faz publicações tirando dúvidas e mostrando a importância do climatério. O site abrange profissionais das áreas de reumatologia, ginecologia, dermatologia, mastologia, endocrinologia e neurologia.

No mais, alimentar-se bem, praticar exercícios e procurar sempre um médico assistente são as melhores soluções  para todas as mulheres que estão incomodadas com o aumento de peso na menopausa.

Confira a playlist em nosso canal do youtube a respeito da saúde feminina:

Rodapé da página.