Alimentação Saudável 03 de Setembro de 2012

Conheça os malefícios do macarrão instantâneo


macarrão instantâneo

Com a correria da vida moderna, as comidas congeladas e enlatados ganham a preferência entre os consumidores. Um alimento que é bastante utilizado, por sua praticidade, é o macarrão instantâneo. Mas muitos nem desconfiam dos males que este alimento pode trazer para a nossa saúde.

O macarrão instantâneo logo ganhou espaço nas prateleiras de quem não tem tanto tempo para preparar uma refeição completa. Ele é conhecido, inclusive, pela facilidade de preparo para as pessoas que não possuem muita prática na cozinha. Em três minutos, um prato de comida está pronto para o consumo.

Uma recente análise realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) concluiu que a maioria das marcas utilizam mais sódio, nos temperos prontos, do que o recomendado para um dia inteiro. Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de sal não deve ultrapassar 4 gramas (equivalente a 1 colher de chá cheia) e o de sódio, 2 gramas.

Não é apenas o sódio que está em excesso nestes produtos. O glutamato monossódico, utilizado como realçador de sabor, é conhecido por ser uma substância viciante, podendo causar reações adversas no organismo, apesar de ter o seu uso liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com especialistas, o uso em excesso desta substância pode causar reações adversas, como náuseas, enxaqueca e dor de cabeça.

Além do excesso de substâncias nocivas à nossa saúde, o macarrão instantâneo possui quantidades generosas de gordura. Vale lembrar que o consumo de alimentos ricos em gordura e sódio contribui, e muito, para o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Que tal uma alternativa para fugir do macarrão instantâneo tradicional? Conheça uma dica de receita de macarrão prática e saudável:

  • Ingredientes:
    – ½ pacote de espaguete;
    – 1 colher de sopa de sal;
    – 1 cebola picada,
    – 1 tomate picado;
    – 1 pimentão picado;
    – 1 caixa pequena de molho de tomate;
    – 1 colher de sobremesa de óleo de milho ou canola e 500 ml de água.
  • Modo de preparo:
    Cozinhe o macarrão em água e sal. Depois de cozido, escorra a água e reserve; em outra panela, coloque a colher de óleo e refogue os legumes. Acrescente o molho de tomate e a água. Depois de refogado o molho, misture o macarrão e está pronto para servir.

Rodapé da página.