Alimentação Saudável 28 de Maio de 2012

Conheça a importância do café da manhã para o organismo


Mulher sorrindo tomando café da manhã

Com certeza você já ouviu aquela velha recomendação que se deve tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como  um plebeu. Todas estas refeições são importantes para o bom funcionamento do organismo, mas o café da manhã é, sem dúvida, uma das principais.

Esta refeição repõe as energias perdidas durante o sono e dá força para começar o dia e normalizar o metabolismo. Para que o café da manhã ofereça esses benefícios, o ideal é que seja tomado até 2 horas após ter acordado.

Para as crianças, a primeira refeição do dia é uma das mais importantes já que está associada à melhoria da aprendizagem escolar e das atividades, como o esporte.  O café da manhã também colabora para a memória em curto e longo prazo.

O que não pode faltar no café da manhã?

  • Cereais integrais, pães e biscoitos: são fontes de carboidratos, nutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia;
  • Leite e derivados: fornecem as proteínas responsáveis pela formação e manutenção dos tecido e ainda têm o cálcio, que é um mineral importante no desenvolvimento do tecido ósseo e na contração muscular;
  • Frutas e suco de frutas: possuem vitaminas e minerais responsáveis pela regulação de diversas funções no organismo.

Vale lembrar que é sempre importante optar pelos alimentos integrais como cereais, pães e biscoitos. A ingestão de fibras e antioxidantes  auxiliam no bom funcionamento intestinal e ainda previnem doenças.

Se você não costuma tomar café da manhã, fique atento  às consequências:

  • Aumento de sobrepeso e obesidade;
  • Aumenta a chance de nas refeições seguintes optar por alimentos mais calóricos e gordurosos;
  • Apresentam um aumento dos níveis de Low Density Lipoprotein (LDL) e de colesterol sanguíneo.


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