Alimentação Saudável 28 de Agosto de 2015

Vantagens de levar marmita para comer no trabalho


Levar alimentos de casa para o trabalho tornou-se uma boa opção para quem deseja consumir alimentos de boa qualidade, seguros e economizar.

vasilha de plástico com salada

Para quem é adepta desta prática, é importante conhecer a maneira adequada de conservar os alimentos, bem como escolher uma alimentação completa, com a presença de todos os nutrientes (carboidratos, vitaminas, minerais, fibras, proteínas, gordura e água).

A marmita deve conter alimentos ricos em carboidratos de baixo e médio índice glicêmico (arroz e macarrão integrais, batata-doce e inhame, etc.); Alimentos fontes de vitaminas, minerais e fibras (frutas e verduras); Alimentos fontes de proteínas animais magras (frango, peixes, carnes, ovo, leite e derivados), proteínas vegetais (feijão ou grão de bico ou lentilha ou soja ou ervilha), e gorduras saudáveis como o azeite de oliva extra virgem.

lancheira com pães e frutas

Distribuição dos alimentos na marmita

gráfico distribuição dos alimentos na marmita

Estes alimentos dão energia necessária para desenvolver suas atividades no trabalho. Vale ressaltar que além do almoço é importante levar lanches como frutas, iogurtes desnatados, frutas desidratadas, barra de proteínas, biscoitos integrais, castanhas, sanduíche natural.

Conservação

O recipiente mais adequado para armazenar as refeições é o de vidro pela facilidade de limpeza e por não liberar substâncias tóxicas ao aquecer. Ao terminar a refeição junte as cascas de frutas, caso tenha, e o resto de alimentos para ser descartado em casa, ou no trabalho na parte da coleta seletiva.

Lembre-se, mastigar devagar ajuda na digestão dos alimentos e até emagrece. Bom apetite!

Rodapé da página.