Alimentação Saudável 04 de Junho de 2012

10 cuidados para evitar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)


Recipiente com frutas e verduras

A ingestão de alimentos contaminados causa doenças em milhares de pessoas todos os dias. Fatores como conservação, temperatura, manipulação e armazenamento são alguns dos principais causadores  das chamadas DTAs, ou doenças transmitidas por alimentos. A contaminação pode ocorrer de várias formas: através de utensílios sujos, de higienização inadequada, da estocagem, bem como da preparação incorreta dos alimentos.

Existem mais de 250 doenças transmitidas por alimentos. A maioria delas é causada por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas e pode ocorrer em qualquer época do ano. Os principais sintomas são: falta de apetite, náuseas, vômitos, diarréia, dores abdominais e febre, além da possibilidade de atingirem o fígado (hepatite A) e as terminações nervosas periféricas (botulismo).

Dentre os alimentos que mais provocam problemas no País, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, estão os ovos crus e mal cozidos (22,8%), carnes vermelhas (11,7%), sobremesas (10,9%), água (8,8%), leite e derivados (7,1%).

Se proteja das doenças transmitidas por alimentos com  10 dicas:

  • 1. Cheque o prazo de validade dos alimentos, o acondicionamento e suas condições físicas, como aparência, consistência e odor.
  • 2. Limpe bem os utensílios utilizados na preparação dos alimentos;
  • 3. Lave as mãos antes e durante a preparação dos alimentos;
  • 4. Use água ou gelo apenas de procedência conhecida;
  • 5. Alimentos prontos que serão consumidos posteriormente devem ser armazenados sob refrigeração;
  • 6. Cozinhe completamente, a 60°C, carnes, frangos, ovos e peixes;
  • 7. Reaqueça alimentos conservados a 70°C;
  • 8. Separe alimentos crus dos cozidos ou prontos para comer e utilize utensílios diferentes para cada um deles. É que, se contaminados, os alimentos crus podem transferir os microorganismos aos outros ingredientes durante a preparação;
  • 9. Pescados e mariscos oferecem riscos, pois podem estar contaminados com toxinas que permanecem ativas mesmo depois de cozidos;
  • 10. Evite consumir pratos que contêm ovos crus ou mal cozidos, como gemadas, ovos fritos moles e maionese caseira. Também não consuma sorvetes de procedência duvidosa.

Leia mais de nossas dicas sobre alimentação saudável em nosso blog e curta nossa página do Facebook para receber sempre em primeira mão as nossas atualizações!

Rodapé da página.